Dança de salão

    A dança de salão se refere a um conjunto de danças entre parceiros, que são apreciados tanto como recreação social como em competições em todo o mundo. Devido ao seu desempenho e os aspectos de entretenimento, a dança de salão também é amplamente apreciada no palco, cinema e televisão.

 

A dança de salão pode referir-se para quase qualquer tipo de dança entre parceiros. No entanto, nos tempos modernos, o termo passou a ser de âmbito mais restrito. Ela normalmente se refere a um padrão internacional de estilo de danças.

 

Estes estilos foram desenvolvidos na Inglaterra, e são regulados pelo Conselho Mundial da Dança (WDC). Há também uma série de danças históricas, e as danças locais ou nacionais, que podem ser dançadas nos salões.

    Em tempos passados, a dança de salão estava mais para os privilegiados, deixando as danças folclóricas para as classes mais baixas. Esses limites, desde então, se confundem, e devem ser observados mesmo em tempos idos, quando vários bailes eram compostos exclusivamente por danças folclóricas. A definição de dança de salão também depende da época: minueto, quadrilha, Polonaise, Pas de Gras, Mazurka, e outras danças populares são agora consideradas danças históricas.

    Em competições, os dançarinos são julgados por diversos critérios, tais como equilíbrio, o domínio do quadro a apresentar, postura, musicalidade e expressão, o tempo, o alinhamento do corpo e forma e apresentação. Julgar desempenho em um esporte orientado é, inevitavelmente, de natureza subjetiva, polêmica e reclamações por parte dos concorrentes aos julgadores não são incomuns.