Jazz

 

O jazz é uma expressão corporal criada e sustentada pelo improviso. Na sua raiz, é essencialmente popular. Sua evolução natural veio paralela aos ritmos musicais que surgiram nos Estados Unidos, no final do século XIX, o que se pode afirmar,diretamente da cultura negra.

   

Segunda a história, os negros - que não estavam cansados ou doentes - nos navios negreiros vindos da áfrica, eram obrigados a dançar para manter a saúde. As danças dos senhores brancos eram polcas, as valsas e as quadrilhas. Os negros os imitavam ridicularizando-os, mas dançavam de acordo com as informações que tinham da cultura européia e misturavam com as danças que conheciam, utilizando os instrumentos de sua cultura. Dessa  forma veio o jazz. Uma imitação dos ritmos europeus com os costumes e ritmos negros.

    Desenvolvem-se de acordo com a seguinte estrutura: aquecimento individual e disponibilização coletiva; aprendizagem e exploração da técnica e/ou improvisação,  aplicação do vocabulário aprendido em coreografias e improvisações, alongamentos.

         O jazz, assim como as demais modalidades de dança utiliza-se de alguns elementos, e ou fundamentos da dança, como: transferência, locomoções, giros, saltos e quedas.

        Além dos elementos já citados anteriormente o jazz também se utiliza de técnicas e movimentações adquiridas ao longo de seu desenvolvimento histórico: técnica de isolamento dos segmentos corporais e utilização de formas angulares,  movimentações herdadas das danças africanas, como: amplitude nos movimentos de tronco, joelhos flexionados, exagero nos movimentos de quadris, movimentos naturais do corpo humano, técnicas de oposição de movimentos (cair-levantar, abrir e fechar, etc.), explosão de movimentos, ligação entre os movimentos e também a improvisação; posicionamento de pernas e pés paralelos, contato com o solo, em sequências de chão…  Assim como o teatro a dança é uma forma de arte que requer interpretação, utiliza-se principalmente da expressão corporal e facial. Sendo esta expressão corporal também uma das fortes características do Jazz.